BÍBLIA ON-LINEbusca por palavra-chave

MENSAGENS PASTORAIS E ESTUDOS BÍBLICOS

UM CORAÇÃO QUE OBEDECE

11/07/2010 Dra Paula Bernardo escreve:

Desde a Criação do mundo, observamos que Deus sempre desejou ter comunhão com o ser humano. Buscando um relacionamento íntimo que lhe agradasse, podemos observar nas Escrituras que no Livro de Atos, no capítulo 3, versículo 22, o Senhor disse: “Achei Davi...homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”.

Esta afirmação feita por Deus, faz gerar dentro de nós reflexões, tais como: O que nosso Senhor encontrou em Davi, a ponto de dizer que ele era um homem segundo o seu coração? Somos servos segundo o coração de Deus?

Dentro da Bíblia Sagrada encontramos que uma das atitudes que Deus mais se agrada é a Obediência. Quando nos reportamos ao Antigo Testamento, lembramos que o povo de Israel clamou ao Senhor por um Rei e Deus lhes deu, durante 40 anos, o Rei Saul.

Entretanto, Deus o reprovou, tendo em vista que ele não obedecia as instruções divinas. No I Livro de Samuel, o Rei Saul foi citado como um homem que, em diversas ocasiões ultrapassava os limites que Deus fixara para ele.

Atualmente, o Senhor está em busca de homens e mulheres que possuam corações que lhe obedeçam e que estejam dispostos a fazer a sua vontade. Deus constatou que Davi desejava obedecê-lo, serví-lo, cumprindo sua vontade, já que sempre reconheceu o Senhor como o centro da sua vida.

Contrariando os propósitos de Deus, já o Rei Saul buscava servir a si mesmo, tomando atitudes a seu modo, apenas se importando com atos exteriores de sacrifício, uma vez que possuía um coração centrado nele mesmo e sua natureza carnal sempre falava mais alto.

Por mais que sejamos servos, muitas vezes desobedecemos a Deus e tomamos atitudes que não lhe agradam. Todavia, como exemplo bíblico, temos que embora Davi não obedecesse ao Senhor em todos os momentos, sempre tinha o que era mais importante: Um coração segundo a vontade de Deus.

No tocante ao caráter do Rei Davi, ainda encontramos uma declaração da total dependência que ele possuía de Deus quando assim reconhece no Salmo 27, versículo 1: “O Senhor é a fortaleza da minha vida”, por mais que ele fosse famoso por ser guerreiro e por sua coragem física.

Atualmente, o Senhor ainda está em busca de homens e mulheres que Obedeçam e façam a sua vontade!

Estas atitudes apenas poderão ser conquistadas em nosso coração, quando o nivelarmos conforme os parâmetros bíblicos, das quais destacaremos apenas três a seguir:

  1. Guardar o nosso coração, pois dele procedem as fontes da vida, conforme Provérbios 4:23.

  2. Fazer o que é correto, orando, vigiando sempre, de acordo com provérbios 3: 6 que assim nos traz: “Reconhece-o em todos os teu caminhos e Ele endireitará as suas veredas”.

  3. Abandonar o pecado e prosseguir para o alvo, como nos encoraja o apóstolo Paulo em Filipenses 3:13 e 14, que assim nos adverte: Esquecendo-me das coisas que para trás ficaram e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus”.

Mais um Semestre se passou neste ano de 2010 e não podemos deixar de fazer a vontade de Deus em nossas vidas. Que possamos entregar nosso coração nas mãos de Deus, nos mantendo aos pés da cruz de Jesus, tendo acima de tudo a convicção de que no momento em que desejamos o que Deus deseja e nos humilhamos debaixo de suas potentes mãos, passamos a ser um filho segundo o coração de Deus.

Agindo desta maneira, tomamos posse da promessa que ele nos deixou quando disse assim: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia N’Ele e o mais Ele fará” ( Salmo 37:5).

Dra Paula Bernardo, serva, mãe, advogada, estudante de teologia e integrante do Círculo de Oração da Sede da Ass. Deus Belém- Campinas/SP.



Voltar
Rua Pr. Cícero Canuto de Lima, 160 - CEP 13036-210 - Pq. Itália - Campinas - SP - Fone (19) 3303.3500
Criação e desenvolvimento